Dúvidas?

Se não encontrar a resposta abaixo, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.

Inscrição, avaliação e seleção

Como faço a inscrição?

Basta preencher o formulário (clique aqui), contando um pouco sobre você e sobre seu projeto. Nossos pareceristas vão avaliar seu manuscrito e darão retorno em até 10 dias.

Por que meu livro precisa passar pela avaliação?

A MOTOR é uma editora, não uma autopublicadora. Isso quer dizer que procuramos os manuscritos (ou projetos editoriais) que tenham real potencial para engajar os leitores. Além disso, temos que manter uma linha editorial na editora, para, entre outras coisas, ter relevância nas livrarias. Assim, alguns projetos editoriais, mesmo tendo qualidade, não serão aprovados por não se enquadrarem nas nossas linhas.

Como a MOTOR define os livros que serão aprovados?

Nossa editora tem o foco em ficção adulta e juvenil, biografias e reportagens (especialmente sobre aspectos culturais). Levamos em consideração: qualidade literária (não precisa ser acadêmico, basta capturar a atenção do leitor), originalidade e relevância.

Há alguns gêneros que não publicamos (sem desmerecer a qualidade). São eles: poesia, autoajuda, temas religiosos ou espirituais e doutrinação política. Também não publicaremos livros de arte (ilustrados), mas propostas de quadrinhos serão consideradas.

 

Meu livro tem que estar “pronto” para participar?

Você não precisa ter “terminado” seu livro para participar, mas ele precisa estar impresso no máximo dois meses depois da campanha terminar. Como a campanha dura dois meses, você pode calcular três meses para ter o livro escrito e revisado.

É mesmo de graça para o autor?

A Plataforma MOTOR é completamente gratuita para o autor.  Não cobramos dos autores porque não somos uma plataforma de autopublicação, somos uma editora colaborativa, isto é: queremos usar a força da internet para encontrar, fomentar, publicar e divulgar bons livros.

Edição, Publicação, Lançamento

O que é a “campanha”?

Uma vez selecionado pelos editores da MOTOR, seu projeto editorial ganha uma página, onde os leitores em potencial poderão ler uma amostra do seu livro e apoiar a publicação, pré-comprando a quantidade de exemplares que desejarem. Essa página pode (e deve) ser compartilhada nas redes sociais, gerando o máximo de visibilidade para seu projeto. Você também pode conversar com seus leitores e (opcionalmente) pode receber sugestões, mostrar um novo capítulo etc.

Clique AQUI para ver um exemplo de campanha.

O que é a pré-venda?

Na MOTOR usamos a pré-venda não somente para viabilizar o livro, mas também como uma forma do projeto conquistar leitores e ser promovido, antes mesmo do lançamento.

Quando um leitor faz uma “pré-compra” ele ajuda o projeto a virar livro. Quando atingirmos a quantidade mínima, o livro é editado, publicado e lançado.

E se não atingirmos o número de livros pré-vendidos?

Na MOTOR só “apostamos” nos  livros em que acreditamos e, assim, vamos fazer de tudo, junto com o autor, para que ele alcance o número mínimo viável de exemplares pré-vendidos e, assim, garanta a publicação.

No entanto, se isso não ocorrer dentro do prazo estipulado (geralmente dois meses), infelizmente seu projeto não vira livro e todo mundo que pré-comprou vai receber o dinheiro de volta, integralmente.

O que é a “edição” e quanto tempo leva?

Quando seu projeto editorial obtiver o número mínimo de exemplares pré-vendidos, ele passa para a etapa da edição. Nossa equipe de produtores editoriais vai cuidar do copydesk (uma espécie de revisão com sugestões), revisão, diagramação, projeto gráfico (incluindo a capa), ficha catalográfica, isbn (o registro oficial do livro) etc. Vamos ter mais ou menos um mês para fazer isso e o mês seguinte para imprimir, lançar e promover. Você vai participar desse processo e aprovar. No mês seguinte cuidamos da impressão, distribuição e promoção do livro.

 

Onde meu livro será vendido?

Os livros lançados pela MOTOR serão vendidos em site próprio, além de distribuídos. Os livros impressos estarão disponíveis em livrarias como Cultura, Saraiva e Travessa (estarão à venda no site e em algumas lojas físicas, a critério das livrarias). Os e-books serão distribuídos pela Apple, Amazon, Kobo e outras livrarias digitais. Eventualmente os livros estarão à venda em feiras e festivais literários.

Não tem mesmo nenhum custo para o autor?

De novo, a MOTOR é uma plataforma de edição colaborativa, não um site de autopublicação. O que queremos do autor é empenho: queremos que o livro aconteça e seja lido!

Direitos autorais, custos, remuneração do autor

Como ficam os direitos autorais?

*Se por “direitos autorais” você se refere aos royalties (a receita do autor), por favor veja a pergunta “Quanto o autor recebe?

Na MOTOR os direitos autorais serão sempre do autor. Isto é, não exigimos cessão de © copyright (quando você passa seus direitos com exclusividade para a editora). Se você quiser passar seu livro para outra editora, basta nos avisar com três meses de antecedência (mas vamos fazer de tudo para que você não tenha motivos para isso).

Os livros da MOTOR terão o direito autoral reconhecido sob o título Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual. Isso quer dizer que ninguém, além de você, poderá vender ou ganhar dinheiro com seu livro, mas que as pessoas poderão citá-lo, desde que deem crédito ao autor.

Quanto o autor recebe?

O autor faz jus a 10% sobre o preço de capa de cada livro pré-vendido e 50% da receita líquida de cada livro vendido após o lançamento.

No caso de livros vendidos após o lançamento, a “parte” do autor será metade da receita líquida,  que varia de acordo com o canal de venda. A receita líquida é o que apuramos com a venda (preço de capa menos descontos) subtraídos dos custos gráficos, impostos, eventuais custos de frete e de promoção.

Como saberei quantos exemplares foram vendidos? E como recebo minha parte nas vendas?

A cada dia 15 você será comunicado, por email, da quantidade de livros e e-books vendidos, por canal, com o cálculo de royalties (a parte do autor).

Faremos o depósito (transferência para sua conta Moip ou Paypal) a cada vez que suas receitas acumuladas ultrapassarem R$ 100.

Quantos exemplares ficam com o autor?

A MOTOR não é um site de autopublicação, portanto os autores não estão comprando livros, estão se lançando no mercado editorial. No lançamento, o autor recebe 10 exemplares para fins de divulgação do livro. A qualquer momento ele poderá adquirir quantos exemplares desejar, com 50% de desconto sobre o preço de capa.